Passeio Cultural - O GEAR e a aviação militar na Amadora - 21/10/2023

O grupo do passeio na entrada da Academia Militar

No passado dia 21 de outubro a ARQA, em parceria com o Museu Municipal de Arqueologia, realizou mais um passeio cultural, desta vez à Academia Militar, onde se localizava o antigo aeródromo da Amadora, bem como a diversos locais na cidade, evocativos da sua ligação com os primórdios da aviação portuguesa. Salientamos a adesão que esta iniciativa obteve, com 40 participantes que lotaram o limite de inscrições previsto. Agradecemos a disponibilidade da Academia Militara para a realização desta visita.

Junto ao monumento evocativo da viagem Amadora- Timor e regresso, realizada em 1934

O primeiro ponto de paragem do nosso passeio ocorreu no Parque Delfim Guimarães, junto ao monumento evocativo da viagem Amadora- Timor e regresso, realizada em 1934
Prosseguimos pelas ruas da cidade até à Casa Aprígio Gomes (atual Galeria Municipal Artur Bual), onde tivemos a oportunidade de abordar as primeiras iniciativa aeronáuticas na Amadora, nomeadamente o voo de Alexandre Sallés de 1913 e a Festa Desportiva na Amadora de 1917.

Junto da Casa Aprígio Gomes

O destino seguinte constituía naturalmente o principal ponto de interesse do passeio, a visita à Academia Militar na Amadora e às instalações que fizeram parte do aeródromo da Amadora. Visitamos o edifício principal, onde esteve instalado o comando do GEAR - Grupo de Esquadrilhas Aviação República, com destaque para a sua escadaria nobre, bem como os antigos hangares, recentemente reconvertidos e reabilitados como instalações desportivas, adequadamente denominadas “Edifício Polidesportivo Brigadeiro António de Sousa Maia”, primeiro comandante do GEAR.

Dentro da área da Academia Militar

Junto da placa evocativa dos voos que partiram do aeródromo da Amadora

Visita aos antigos hangares, reconvertidos em pavilhões desportivos.

Visita aos antigos hangares, reconvertidos em pavilhões desportivos.

Tivemos igualmente oportunidade de observar os terrenos que serviram como pista do aeródromo, bem como o monumento existente no local, alusivo aos voos pioneiros que partiram da Amadora, com destaque para o voo Amadora - Macau de 1924, entre outros.

Por fim, no regresso ao centro da cidade, efetuamos uma breve paragem junto aos Recreios da Amadora, edifício emblemático de uma época em que a constante presença de aviões moldava a vida na localidade. 

Escadaria principal do edifício do antigo comando do GEAR


Os participantes na visita

Texto de Eduardo Rocha

Fotos: Eduardo Rocha, Zita Madeira, Andreia Prado, Célia Rocha

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares