Quem somos?




ARQA - Associação de Arqueologia e Proteção do Património da Amadora - Constituída em 1988, surgiu no âmbito de uma tradição de investigação arqueológica local que remonta à década de 60 e que teve desde sempre como objetivos principais o conhecimento, a preservação e a valorização do património arqueológico do Município da Amadora.

A criação da ARQA permitiu a congregação de um conjunto de pessoas que vinham atuando nesta área, estruturando e institucionalizando a sua intervenção. Ao longo de mais de três décadas de existência, a Associação desenvolveu um vasto leque de atividades, centrando atualmente a sua atuação no crescimento do seu número de sócios e colaboradores e no desenvolvimento de diversas áreas de atividades, referidas abaixo.

 
Inauguração da sede da ARQA em 2018


Divulgação e Animação Cultural
O “Clã de Carenque” é um dos projectos de animação cultural que a ARQA tem presentemente em funcionamento, em que diversas personagens fielmente enquadradas representam o dia-a-dia de uma comunidade do período Neolítio/Calcolítico, tendo já sido efetuadas diversas apresentações a nível nacional.
A Associação realiza igualmente diversos passeios culturais, palestras sobre arqueologia e história, exposições itinerantes e diversos eventos didáticos de arqueologia.

O Clã de Carenque

Formação
A ARQA tem vindo a realizar ao longo da sua existência um número significativo de ações de formação, quer cursos de iniciação em diversas temáticas no âmbito da arqueologia, quer workshops com um componente mais prática e interativa.

Workshop de cerâmica

Edição de Publicações
A publicação de dados científicos e de obras de divulgação de arqueologia é uma das actividades centrais da ARQA, destacando-se as publicações “Clá de Carenque, uma comunidade do Neolítico”, “ARQA, Património em Revista” e a série “Relatórios”, esta última no âmbito da parceria com o Museu Municipal de Arqueologia da Amadora. Edita igualmente com regularidade uma “Folha Informativa” sobre as suas atividades, um site na internet (www.arqa.pt), página no facebook (https://www.facebook.com/arqa.associacao/?ref=settings) e o presente blogue.

Publicações ARQA

Parceria com Câmara Municipal da Amadora.
Por intermédio deste parceria, a ARQA colabora com o Museu Municipal de Arqueologia da Amadora em diversas atividades no âmbito desta Instituição, da investigação arqueológica à divulgação do património histórico local.

Passeio pela Estrada Real

Voluntariado
Para a realização destas iniciativas, a ARQA conta com a indispensável colaboração ativa de diversos voluntários, das mais variadas idades e formações académicas, constituindo a força motriz da nossa dinâmica associativa.

Sócios e amigos num passeio da ARQA

Intervenção Arqueológica
Esta área conta já com uma larga tradição na associação, colaborando presentemente a ARQA nas intervenções arqueológicas realizadas pelo Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, bem como nos estudos científicos subsequentes.

Intervenção arqueológica - Moinhos do Castelinho 


Informação e atividades da Associação:

Comentários

Mensagens populares