Inauguração do Jardim Delfim Guimarães - 27 de junho 1937

 Pelo Decreto-Lei nº27.773, de 24 de junho de 1937, a Amadora foi elevada à categoria de vila. Mas as comemorações ficaram reservadas para o domingo seguinte, dia 27 de junho.

Organizadas pela Câmara Municipal de Oeiras com a colaboração da Junta de Freguesia local e de uma comissão de personalidades locais, as cerimónias contaram igualmente com diversas entidades particulares e coletivas, desde estabelecimentos de ensino a empresas e comércio local, tendo estado presente o Presidente da República à data, Óscar Carmona.

No âmbito dessas comemorações, para além de uma sessão solene nos Recreios Desportivos, entre outros eventos, foi inaugurado o Jardim-Parque. Depois de diversos projetos frustrados,  finalmente concretizava-se a edificação de um jardim público na Amadora, em terrenos contíguos à estação de comboios. Com áreas ajardinadas e arborizadas delimitadas por passeios pedestres, possui uma pérgula central e fonte rodeada de bancos. Hoje denominado Jardim Delfim Guimarães, ainda conta com a lápide descerrada nessa data por Óscar Carmona.







Comentários

Mensagens populares