Voo Amadora - Índia (Diu e Goa) - 1930
No dia 1 de novembro de 1930 partiram da Amadora os aviadores Moreira Cardoso e Sarmento Pimentel (Fig. 1), tendo por destino final a antiga Índia Portuguesa, tendo chegado a Diu no dia 18 desse mês e a Goa no dia seguinte.
Fig. 1 - Os aviadores Moreira Cardoso e Sarmento Pimentel junto do "De Havilland Puss-Moth" (foto retirada de publicação 1 da bibliografia) |
De referir que em 1928, Carlos Bleck tinha tentado efetuar o primeiro voo solitário à Índia, com um "De Havilland Moth Cirrus", mas uma avaria obrigou a interromper a viagem na Palestina.
Assim, o voo de 1930 foi o primeiro de portugueses a terras da Índia e a viagem totalizou cerca de 8.900 Km, percorridos aproximadamente em 71 horas. O avião utilizado foi um De Havilland Puss-Moth, batizado de “Marão” pois ambos os pilotos eram transmontanos. Tinha sido adquirido em Inglaterra pelos próprios aviadores com algumas ajudas, nomeadamente de algumas empresas privadas. O avião, embora em missão civil, foi autorizado a usar a Cruz de Cristo nas asas.
Fig. 2 - Publicidade da Shell, com referência à viagem (página 9 da Revista Aeronáutica, de dezembro de 1930, foto retirada de publicação 1 da bibliografia) |
De referir que a viagem teve o patrocínio da Shell, utilizando imagens e referências aos aviadores e aeronave na sua publicidade (Fig.2 e 3). Como era habitual à época, o voo foi feito por etapas, tendo sido acompanhados na primeira etapa, durante a parte inicial do percurso, por dois “Vickers” da Aeronáutica Militar. Percorreram de seguida um trajeto pelo norte de Africa, até ao próximo oriente. No dia 7 de novembro, ao descolar de Gaza, o “Marão” partiu um peça do motor, o que obrigou a uma semana de paragem forçada na Palestina, para reparação da avaria.
Com o avião nas devidas condições, chegaram a Bagdade a 14, seguindo-se 4 dias de voo até ao destino final. Na chegada a Diu e Goa os aviadores foram alvo de receções calorosas, tendo “Marão” ficado na Índia oferecido pela tripulação. Curiosamente o “Marão” acabaria por efetuar o primeiro voo de correio entre Bombaim e Goa no ano seguinte, a 13 de Abril, encontrando-se o sobrescrito no Museu do Ar.
Fig. 3 - Publicidade da Shell com referência à viagem. |
Fig. 4 - Ilustração com o percurso da viagem (foto retirada de Museu do Ar) |
Fig. 5 - Chegada à India. |
Texto: Eduardo Rocha
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