Cruzeiro Aéreo às Colónias - 1935
A última epopeia da história da aviação na Amadora teve o seu começo no dia 14 de dezembro de 1935, numa época em que a evolução tecnológica ia tornando cada vez mais frequentes e regulares os voos de média/longa distancia.
Neste caso tratou-se de um voo em esquadrilha, tendo por objetivo efetuar um périplo pelas várias colónias portuguesas em África, com regresso final à metrópole. Denominada de “Cruzeiro Aéreo às Colónias”, participaram nesta viajem 9 aviões, oito “Vickers Valparaíso III” e um “Junkers W-34”, com 12 pilotos aviadores e 7 mecânicos.
O Junkers e os 8 Vickers alinhados no campo da Amadora antes da partida (foto Arquivo FAP) |
O Almirante Gago Coutinho e alguns dos oficiais que participaram no "cruzeiro" (Foto Arquivo FAP) |
Link Video - A LARGADA DAS ÁGUIAS:
A viagem incluiu passagens pela Guiné, Angola e Moçambique, num percurso com um total de 30.375 Km. No entanto, a viagem seria bastante atribulada, sendo completada apenas por 3 aviões. No dia 23 de dezembro, durante a etapa Bolama - Kayes, o avião de comando, o Junkers W-34L pilotado pelo major Cifka Duarte, teve uma falha de motor e ficou imobilizado em Tambancounda, no Senegal.
Dos 8 Vickers Valparaíso III que chegaram a Moçambique, apenas 3 puderam efetuar a viagem de regresso, devido a questões técnicas nos aviões e a problemas de saúde da maior parte dos tripulantes.
Reabastecimentos numa das paragens em Africa |
A 8 de abril de 1936 regressaram à Amadora o Major Pinho da Cunha, os Capitães Joaquim Baltazar e Moreira Cardoso e os mecânicos Simões, Dinis e Ramos, existindo igualmente um testemunho em filme da chegada, disponível para consulta na Cinemateca Digital:
Link video - CHEGADA DA VIAGEM AÉREA LISBOA-LOURENÇO MARQUES-LISBOA:
Mapa com percurso efetuado. |
Comentários
Enviar um comentário