Passeio cultural a Torres Vedras

 No dia 22 de agosto de 2020, a ARQA realizou um passeio cultural ao Centro Histórico de Torres Vedras, destinado a sócios e amigos da associação, dentro da limitações e normas decorrentes da pandemia do Covid 19, nomeadamente ao nível do numero de participantes nos espaços a visitar e no devido distanciamento social. Guiados por António Gonzalez, tivemos a oportunidade de visitar diversos sítios que nos permitiram conhecer melhor a História desta cidade.

O grupo na Praça 25 de Abril.

O roteiro deste passeio teve início na Praça 25 de Abril, junto ao obelisco comemorativo das Guerras Peninsulares e próximo do local onde se encontrava uma das antigas portas da cidade, na muralha medieval. Este local serviu de mote para que a Dra. Ivone Barracha nos falasse sobre o tema da "Assistência à Doença em Torres Vedras, ao longo dos séculos". De seguida dirigimo-nos ao antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, onde se localiza o Museu Municipal Leonel Trindade. Depois de passarmos pelo claustro com os seus azulejos dos séc. XVIII, alusivos à vida de D. Frei Aleixo de Menezes, visitamos as salas dedicadas à pré-história do território do município, com destaque para o espólio recolhido no "Castro" do Zambujal. O núcleo de pintura antiga, a coleção de cabeceiras de sepulturas medievais, bem como o núcleo sobre a "Guerra Peninsular e a Defesa das Linhas de Torres Vedras", despertaram igualmente o interesse do nosso grupo.  

No claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça

De seguida, guiados pelo Dr. Moedas Duarte e tendo por fio condutor o " Património Religioso e Industrial de Torres Vedras", visitamos a Igreja da Misericórdia, templo barroco edificado entre 1681 e 1710 e com um impressionante conjunto de silhares de azulejos, órgão e altares em talha dourada. Passamos igualmente pela Igreja de Santiago, edifício quinhentista construído sobre outro mais primitivo, com interessante portal manuelino. Junto a esta última igreja situava-se a antiga fabrica de latoaria da Casa Hipólito, da qual hoje não restam praticamente vestígios, tendo sido feita uma pequena abordagem sobre História desta antiga unidade industrial.

No interior da Igreja da Misericórdia

Após o almoço, visitamos de forma breve o edifício dos antigos Paços do Conselho, atual Galeria Municipal, onde observamos um antigo poço, cuja escavação do interior permitiu recolher um conjunto de materiais que remontam ao século XV e que nos remetem para as vivências desse tempo. Dirigimo-nos posteriormente ao Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, espaço recentemente inaugurado sobre a memória da presença desta comunidade em Torres Vedras. 

Junto dos antigos Paços do Conselho


Porta do Castelo
Prosseguimos de seguida para o Castelo onde conhecemos o seu centro interpretativo e as ruinas do Palácio dos Alcaides, percorrendo igualmente o caminho de ronda das suas muralhas. Por fim, concluímos o nosso passeio junto do Chafariz dos Canos, um dos ex-libris da cidade, datando de 1322 a primeira referência à sua existência. Monumento em estilo gótico, possui elegantes arcos ogivais, apoiados por colunas decoradas com motivos vegetalistas e quatro escudos, encimado por gárgulas góticas e um conjunto de merlões e fogaréus já do século XVI. Outrora localizado junto de uma das portas da vila medieval, é possível observar as fundações desta estrutura num espaço próximo, que uma intervenção arqueológica tornou visível. 

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Torres Vedras, na pessoa da Vereadora Ana Umbelino, no apoio disponibilizado a nível do ingresso nos espaços museológicos municipais.



Os participantes no passeio junto ao Chafariz dos Canos


Texto: Eduardo Rocha



Comentários

Mensagens populares