1ª tentativa de voo à Madeira - 18 de outubro de 1920

 A 18 de outubro de 1920, Brito Paes e Sarmento Beires partiram do aeródromo da Amadora com o objetivo de concretizarem a primeira ligação aérea à ilha da Madeira. A viagem foi feita num Breguet Br-14 / A2, um avião da I Guerra Mundial que foi adaptado e denominado de “Cavaleiro Negro”.

O “Cavaleiro Negro”, o avião Breguet Br-14 utilizado na viagem (fotografia retirada de http://upmagazine-tap.com/.../aventura-madeirense-de-um.../).

No entanto, não conseguiram atingir a ilha da Madeira, devido a problemas de navegação e ao nevoeiro existente na zona, pelo que o avião acabou por amarar no oceano no regresso, já sem combustível, tendo os aviadores sido recolhidos pelo navio inglês “Gâmbia River”, aproximadamente 400 Km ao largo de Lisboa. Tinham percorrido cerca de 1500 km em pouco mais de 8 horas, num avião de rodas, apenas com o apoio de alguns instrumentos como velocímetro, relógio, conta-rotações, bússolas e um emissor de TSF.

Os aviadores Brito Paes e Sarmento Beires (foto Museu Municipal de Arqueologia da Amadora).

Curiosamente o voo não tinha sido autorizado superiormente pelas autoridades militares e políticas, se bem que com o conhecimento e aprovação do comandante do Grupo de Esquadrilhas Aviação República, António Sousa Maya. Apesar das renitências iniciais, a cobertura que a imprensa da época fez sobre o feito, com destaque para o jornal Diário de Notícias, originou um profundo impacto junto da opinião pública, pelo que o Ministério da Guerra acabou por atribuir um louvor aos aviadores.

Recriação gráfica do resgate dos aviadores por José Ruy, no livro "Levem-me nesse sonho!" 

Este foi um dos voos que abriram o caminho para as epopeias aéreas realizadas pela aeronáutica nacional. A primeira ligação aérea ao Funchal acabou por ser concretizada pela Aeronáutica Naval, num hidroavião, em março1921, levada a cabo por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, num ensaio para travessia aérea do Atlântico Sul, realizada pela mesma equipa no ano seguinte.

Os antigos hangares do GEAR em 2011 (foto ARQA).

Quanto a Brito Paes e Sarmento Beires, apesar deste percalço, mantiveram o espirito pioneiro dos primeiros aviadores, concretizando em 1924 o primeiro voo Amadora a Macau.


Texto: Eduardo Rocha.


Bibliografia:

GEAR – O Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, Exposição Temporária, 21 de maio de 2016 a 14 de maio de 2017”, Ed. Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, CMA

Internet:

https://www.museudoar.pt/conteudos/galeria/pioneiros/pdf/portugal-macau-1924_2392.pdf

https://www.correiodosacores.pt/NewsDetail/ArtMID/383/ArticleID/25139/Centen225rio-do-voo-do-“Cavaleiro-Negro”


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