Passeio cultural "Parque Industrial da Venda Nova - SOREFAME"

 No dia 20 de novembro de 2021 realizamos mais um passeio cultural, numa organização conjunta da ARQA com o Museu Municipal de Arqueologia da Amadora. Desta vez o tema central foi o Parque Industrial da Venda Nova, com destaque para duas das mais históricas e significativas empresas que se estabeleceram neste espaço em meados dos anos 40 do século passado, a SOREFAME e a COMETNA, ambas unidades fabris de metalomecânica.

No interior das antigas instalações da Sorefame

Guiados por Gabriela Xavier do Museu Municipal de Arqueologia, iniciamos o nosso passeio com uma visita a parte das antigas instalações da SOREFAME, atualmente propriedade da CP, onde pudemos observar algumas das estruturas fabris situadas ao ar livre, como vias-férreas, catenárias, transbordadores e pontes rolantes. 

Edifícios onde era efetuada a decapagem e a pintura dos produtos metalomecânicos da Sorefame

Visitamos igualmente os edifícios, atualmente já desativados, onde eram efetuadas a decapagem e a pintura de material hidromecânico, de algum material circulante ferroviário e de outros produtos metalomecânicos da ex-Sorefame. Foi igualmente possível ter uma noção do espaço que esta empresa ocupava, com a referência a diversas estruturas, edifícios e armazéns, alguns deles atualmente alocados com novas funções a outras empresas, mas na sua maioria desativados.

Edifícios ligados à oficina de material circulante

Prosseguimos o nosso percurso junto aos terrenos onde se situava a COMETNA, com breves referências a esta empresa e terminamos este passeio cultural com uma visita às exposições “A Ferro e Fogo: Cometna e Sorefame” e “Memórias da Indústria na Amadora”, patentes no Museu Municipal de Arqueologia da Amadora.

Visita à exposição “A Ferro e Fogo: Cometna e Sorefame”

Texto: Eduardo Rocha

Comentários

Mensagens populares