Visita aos antigos hangares do aeródromo do GEAR na Academia Militar

Escutando as explicações no local do antigo aeródromo
No dia 18 de outubro, quando se assinalaram os 105 anos da partida de Brito Paes e Sarmento Beires do aeródromo da Amadora rumo à primeira tentativa de ligação aérea à Madeira, realizámos uma nova visita à Academia Militar na Amadora. Esta iniciativa, organizada pela ARQA em colaboração com o Museu Municipal de Arqueologia e com o apoio da Academia Militar, teve como foco a instalação do “Grupo de Esquadrilhas de Aviação República” na Amadora, em 1919, destacando o seu papel nas viagens aéreas históricas que partiram deste local e os principais acontecimentos até à extinção do grupo em 1938.

Passeando junto aos antigos hangares do aérodromo

Aspeto atual dos antigos hangares, alvo de remodelação em 2019

 Durante o percurso, tivemos a oportunidade de conhecer os antigos hangares do aeródromo do GEAR, o edifício principal e outros espaços que fazem parte da história da instituição. Também visitámos locais emblemáticos da cidade relacionados com essa época, como o Parque Delfim Guimarães e a Casa Aprígio Gomes. 

Junto da placa comemorativa do GEAR

Dragoeiro, arvore classificada e que se encontra no espaço da Academia Militar

Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento à Academia Militar, em especial aos Dr. Paulo Duarte, Drª Olga Duarte e Dr. Mauro Figueira, pela disponibilidade e simpatia demonstradas ao longo da visita.

O nosso grupo na escadaria central do antigo edifício de comando do G.E.A.R.

Antigo edifício de comando do G.E.A.R., atual sede do campus da Amadora da Academia Militar


Texto e fotos: Eduardo Rocha



Comentários

Mensagens populares