Passeio Cultural pelos lugares de Abril na Amadora - 13 de abril


No ano da celebração dos cinquenta anos do 25 de Abril e numa parceria entre a ARQA e o Museu da Amadora, realizamos no dia 13 de abril um passeio cultural pelos lugares que evocam esta data na Amadora. Este passeio permitiu aos participantes conhecer uma Amadora pré e pós-Revolução dos Cravos.

Percorremos diversos locais ligados ao surgimento e criação do município da Amadora, o primeiro constituído após a revolução do 25 de abril de 1974. Iniciámos o nosso passeio nos Moinhos do Penedo, junto da sede da ARQA, aproveitando este belo miradouro para termos uma panorâmica geral da Amadora. 

De seguida, observamos nas proximidades um dos marcos que delimitavam a freguesia da Amadora, antes de percorrermos o bairro da Mina, assinalando o edificado construído antes de 1974. Após uma paragem junto da estátua do Zeca Afonso no Parque Central, seguimos pela Avenida do Movimento das Forças Armadas, onde se encontra o edifício que albergou a antiga sede da Junta de Freguesia da Amadora (atual J.F. da Mina). 

Após uma breve paragem junto da Estação de Comboios, evocando o seu papel crucial na época como ponto de saída para a Capital e de centralidade social da localidade, passamos pelo Parque Delfim Guimarães e dirigimo-nos à Galeria Municipal Artur Bual. 



Neste local visitamos a exposição de fotografia de Alfredo Cunha "25 de Abril de 1974, quinta-feira". Tempo ainda para evocar diversos sítios nas proximidades ligados aos acontecimentos da época, nomeadamente a Academia Militar e o 25 de novembro de 1975, a Escola Gago Coutinho, um dos locais das primeiras eleições livres, assim como o Liceu da Amadora, palco de diversas movimentações estudantis. 

Dirigimo-nos por fim ao Bairro Novo, percorrendo a Rua Cândido dos Reis e terminando o passeio na Praça 25 de Abril, sendo que parte do Grupo ainda prossegui até ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede.

Texto: Eduardo Rocha.



Comentários

Mensagens populares