Passeio Cultural pelos lugares de Abril na Amadora - 13/04/2024
No ano da celebração dos cinquenta anos do 25 de Abril e numa parceria entre a ARQA e o Museu da Amadora, realizamos no dia 13 de abril um passeio cultural pelos lugares que evocam esta data na Amadora. Este passeio permitiu aos participantes conhecer uma Amadora pré e pós-Revolução dos Cravos.
De seguida, observamos nas proximidades um dos marcos que delimitavam a freguesia da Amadora, antes de percorrermos o bairro da Mina, assinalando o edificado construído antes de 1974. Após uma paragem junto da estátua do Zeca Afonso no Parque Central, seguimos pela Avenida do Movimento das Forças Armadas, onde se encontra o edifício que albergou a antiga sede da Junta de Freguesia da Amadora (atual J.F. da Mina).
Após uma breve paragem junto da Estação de Comboios, evocando o seu papel crucial na época como ponto de saída para a Capital e de centralidade social da localidade, passamos pelo Parque Delfim Guimarães e dirigimo-nos à Galeria Municipal Artur Bual.
Neste local visitamos a exposição de fotografia de Alfredo Cunha "25 de Abril de 1974, quinta-feira". Tempo ainda para evocar diversos sítios nas proximidades ligados aos acontecimentos da época, nomeadamente a Academia Militar e o 25 de novembro de 1975, a Escola Gago Coutinho, um dos locais das primeiras eleições livres, assim como o Liceu da Amadora, palco de diversas movimentações estudantis.
Dirigimo-nos por fim ao Bairro Novo, percorrendo a Rua Cândido dos Reis e terminando o passeio na Praça 25 de Abril, sendo que parte do Grupo ainda prossegui até ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede.
Texto: Eduardo Rocha.
Comentários
Enviar um comentário