Curso de Iniciação à Fotogrametria

Enquadramento teórico sobre Fotogrametria

No dia 18 de novembro decorreu o Curso de Iniciação à Fotogrametria, destinado a todos os que pretendiam obter os primeiros conhecimentos nesta técnica de registo arqueológico. Iniciativa conjunta do Museu Municipal da Amadora e da ARQA - Associação de Arqueologia da Amadora, realizou-se no local das Reservas deste Museu, sob a orientação do monitor Luís Reis. 

Enquadramento teórico sobre Fotogrametria

Esta ação de formação teve uma primeira parte de enquadramento teórico, com apresentação dos conceitos fundamentais de Fotogrametria, sua origem e evolução recente, apresentação do diverso software, bem como demonstração pratica num dos principais programas informáticos. 

Selecionando peças para efetuar o modelo 3D

De seguida cada participante teve a oportunidade de desenvolver  o seu modelo 3D de uma das peças existentes nas referidas Reservas, por intermédio de sessão fotográfica sobre o objeto escolhido, com posterior tratamento informático dessas fotografias. Os resultados de uma forma geral foram bastante positivos.

Indicações sobre melhores procedimentos nas fotografias


Sessão fotográfica

A adesão ao mesmo foi bastante significativa, demonstrando os participantes elevado interesse e empenho na formação. Atendendo ao interesse demonstrado pelo público, contamos em breve ter a oportunidade de repetir esta iniciativa.

Tratamento informático das fotografias para elaboração modelo 3D.

Texto: Eduardo Rocha


Comentários

Mensagens populares