Observação de astros nos Moinhos do Penedo

 Aproveitando o miradouro privilegiado que constitui o sítio dos Moinhos do Penedo, decorreu no dia 21 de setembro mais uma sessão de astronomia, na qual foi possível observar alguns dos principais astros visíveis nessa noite. Tratou-se de uma organização conjunta da ARQA e do Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, com a participação do Núcleo de Astronomia.




Após uma manhã chuvosa, a noite apresentou um céu razoavelmente limpo e com condições de observação melhores do que o esperado. No telescópio instalado no topo do depósito de água ai existente, foi possível visualizar de forma ampliada a Lua e as suas crateras, bem como de forma clara o planeta Saturno e os seus anéis. Já avançada a noite e contrariando felizmente as expectativas, surgiu Júpiter, observando-se claramente a sua forma e quatro dos seus satélites.



Em paralelo, observou-se à vista desarmada algumas constelações de estrelas, formando aparentes figuras emblemáticas, que marcaram igualmente o imaginário das populações que ao longo da história passaram por este local, nomeadamente os habitantes do povoado do neolítico final e os moleiros dos moinhos de vento do século XVIII. 

De referir que durante a atividade estiveram igualmente abertos para visita os dois moinhos existentes no local, o que atualmente é sede da ARQA e o que constitui o Núcleo Museológico do Museu Municipal de Arqueologia.




Texto: Eduardo Rocha

Comentários

Mensagens populares