Clã de Carenque na Necrópole a 21 de maio de 2022

Recriação de como seria o ritual funerário

No dia 21 de maio de 2022 teve lugar mais uma recriação histórica do nosso "Clã" na Necrópole de Carenque, numa iniciativa conjunta da ARQA e do Museu Municipal de Arqueologia da Amadora.

Logo pela manhã teve início o processo de cozedura em forno tipo “soenga” de cerâmicas elaboradas no âmbito do workshop de cerâmica pré-histórica realizado pela ARQA em abril. 

Início o processo de cozedura em forno tipo “soenga”

Preparámos igualmente o nosso almoço Pré-Histórico, destinado aos membros do "Clã" e a um número determinado de participantes mediante inscrição prévia, que puderam desfrutar de uma refeição distinta, realizada com os ingredientes disponíveis à época. 

Preparação do almoço

O almoço ao lume.

Desfrutando do almoço

Após o almoço continuaram as atividades, com diversas visitas à exposição interpretativa deste Monumento Nacional, apresentações dos membros do "Clã de Carenque" e do seu contexto histórico, bem como visitas à própria Necrópole.

Ateliês de cerâmica e moagem de cereal

Ateliê de caça

Ao longo da tarde decorreram diversos ateliês interativos, nomeadamente de cerâmica, calçado pré-histórico, caça, agricultura, elaboração de adereços funerários, entre outros, a decorrer em simultâneo e onde foi possível ao público participar e experimentar. Foi igualmente efetuada uma breve demonstração sobre o aproveitamento dos produtos secundários dos animais, nomeadamente da fibra animal para tecelagem e do leite e derivados, bem como de técnicas de elaboração de calçado pré-histórico.

Público participando nas atividades

Sensivelmente a meio da tarde decorreu a recriação de como seria o ritual funerário numa das três Grutas Artificiais da Necrópole, momento que sempre atrai a atenção e curiosidade das pessoas presentes e que constitui o ponto fulcral da apresentação do "Clã de Carenque".

Recriação de como seria o ritual funerário

Entrando num dos sepulcros

Recriação de como seria o ritual funerário

Observando o ritual funerário

Por fim procedeu-se à abertura do forno tipo “soenga”, para observação dos resultados da cozedura das cerâmicas do workshop.

Pequena apresentação sobre a cozedura cerâmica

Retirando as cerâmicas

As cerâmicas ainda no forno tipo “soenga”
Texto: Eduardo Rocha

Comentários

Mensagens populares