Passeio Cultural Memórias da Industria na Amadora.

Início do passeio junto à Rua Elias Garcia

 No dia 26 de março a ARQA realizou mais um passeio cultural, em parceria com o Museu Municipal de Arqueologia da Amadora.

Este passeio teve como tema central as primeiras fábricas implantadas na Venda Nova no início da década de 40 do século XX, evocando as memórias da indústria da Amadora por intermédio dos espaços e edifícios que marcam ainda hoje este espaço.

Edifício onde laboraram os Laboratórios Micra (anos 40 séc. XX).

O nosso passeio pedestre teve início na Rua Elias Garcia, no local onde se situavam os Laboratórios Lepetit. De seguida percorremos diversas ruas onde identificámos os edifícios ou locais onde laboraram essas fábricas. Na Rua João de Deus pudemos observar os edifícios onde os Laboratórios MICRA e SIGMA tiveram a sua atividade.

Antigos escritórios da SOREFAME.

Nas ruas Latino Coelho, Henrique Paiva Couceiro e Vice-Almirante Azevedo Coutinho, situavam-se na segunda metade do século XX, algumas das mais importantes indústrias nacionais, assinalando-se neste passeio os espaços onde se encontravam, entre outras, a BIS - Sociedade Industrial de Borrachas e a COMETNA, sendo ainda possível observar os edifícios que pertenceram à J.B. Corsino, à SOREFAME e a SOTANCRO, os quais sofreram diferentes graus de transformação.

Junto do antigo edifício da Fabrica Nacional de Tapeçarias (anos 40 séc. XX).

Edifício onde laborou a JB CORSINO (anos 40 séc. XX).


Mural sobre a produção de vidro junto da antiga SOTANCRO na rua Henrique Paiva Couceiro.

Mural sobre a produção de vidro junto da antiga SOTANCRO na rua Henrique Paiva Couceiro.


Prosseguimos pela Rua das Fontainhas onde se localizava a CEL CAT, terminando junto às instalações dos Laboratórios Vitória.

Fim do passeio junto do edifício dos Laboratórios Vitória.

Texto: Eduardo Rocha.



Comentários

Mensagens populares